violetaSerá relançado neste sábado (16) o livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros inscritos”, da artista plástica e escritora itabaianense Jandira Lucena. A obra será apresentada ao público a partir das 19h, em frente à Casa de Cultura Nenzinha Monteiro, antiga Escola Afonso Campos, na programação do 1º Festival de Artes de Pocinhos, que tem à frente o poeta Tiago Monteiro.

Jandira Lucena presta uma homenagem a Violeta Formiga, personagem importante no universo literário e nas ações libertárias femininas nos anos 80, em João Pessoa. Como complemento, Jandira acrescenta poemas e crônicas que falam de sua terra natal, Itabaiana, e suas atividades culturais nos anos 70, como uma das fundadoras do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.

O livro, uma publicação da Editora da UFPB, como parte da Coleção Humanidades do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição. Tem prefácio de Fábio Mozart e da professora e crítica literária Neide Medeiros Santos, e apresentação da professora e antropóloga Ednalva Maciel Neves. O evento marca também o lançamento do Troféu Violeta Formiga, instituído pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, para homenagear mulheres que tenham se destacado na cultura e nas artes na Paraíba.

 

 

Anúncios