aca

Recebemos, com muita alegria, das mãos da Diretora da Editora UFPB, Profª Dra. Izabel França de Lima, o livro “Na memória da tradição: fontes de informação na literatura de cordel.”

A respeito da importância da obra, dissemos em seu prefácio:

Quaisquer eventos futuros a respeito do cordel ganharão em qualidade, diante da construção desta obra. Será um livro necessário nas bibliotecas, nas editoras, nas academias de letras e nos lares dos apologistas.

Esses pesquisadores suscitam na academia o desejo do pensador Aderaldo Luciano, o de “conduzir os estudos sobre o cordel norteando-os por sua filiação ao todo poético brasileiro”. E o que é mais importante: debruçaram-se sobre o gênero e fizeram um levantamento minucioso, sério, profundo, compenetrado. Essa mobilização por si só demonstra a preocupação desses pensadores com o cordel, que segundo Luciano “…deve ser estudado como uma literatura brasileira, não como uma literatura ‘popular’ e ‘folclórica’.”

Sander Lee
Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB

———————————————-

A Editora UFPB entregou à Professora Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque o título “NA MEMÓRIA DA TRADIÇÃO: Fontes de Informação em Literatura de Cordel”.

Esse livro é fruto da pesquisa “Na Memória da Tradição: informação sobre vida e obra de poetas populares brasileiros”. Fundamenta-se, num levantamento que identificou 150 poetas populares brasileiros, considerando a preservação e disseminação de conteúdos informacionais sobre a vida e obra desses poetas e assenta-se na perspectiva de não permitir cair no esquecimento, sobretudo no que concerne a recuperação e disponibilização de informações sobre poetas populares brasileiros e suas obras.

Anúncios