leitura

O Grupo Atitude, ONG que promove a leitura e a cultura em Caiçara, iniciou os trabalhos de 2017 com a apresentação de um novo acervo de cordéis adquiridos da Editora Luzeiro, de São Paulo. Para prestigiar o lançamento, no último sábado, estiveram na cidade o pesquisador de literatura de cordel José Paulo Ribeiro e o cordelista Paulo Gracino, ambos de Guarabira.

O Grupo e os convidados creem que o cordel, além de ser o gênero que melhor representa a cultura nordestina, pode motiva a leitura em todas as idades. São romances, aventuras fantásticas, engraçadas, de bravura, críticas, etc. que também podem atrair leitores e também servir para variados projetos de leitura nas escolas.

O acervo foi destaque na “Barraca da Leitura”, biblioteca itinerante que a quase 2 anos funciona na feira livre da cidade e no “Programa Atitude”, da rádio comunitária da cidade onde o pesquisador Zé Paulo falou dentre outros temas, da história do cordel, dos gêneros, das principais obras e autores, e do uso educacional do cordel. O premiado cordelista Paulo Gracino comentou suas obras, seu mais novo formato o “microcordel” e realizou doação para o Grupo.

O Grupo Atitude, além da barraca na feira, leva leitura para os presos da cadeia da cidade, mantêm três bibliotecas comunitárias e três pontos de leitura em parceria com comerciantes locais, em todos eles existem “cordeltecas” que agora terão seus acervos ampliados. Pelas ações do Grupo e pelo rol de escritores nascidos no município Caiçara vem sendo reconhecida como a “Cidade da Leitura”.

Assessoria

Anúncios