jorge-calheiros2

Jorge Calheiros é um dos mais atuantes cordelistas de Alagoas

A Secretaria de Cultura de Alagoas programa a realização de sarau poético envolvendo cordelistas da Paraíba e de Alagoas, em maio próximo, na capital Maceió. O encontro pretende ser o primeiro evento deste tipo entre poetas dos dois estados, mediado por Joacir Avelino, paraibano há muitos anos radicado naquela cidade.

Na Paraíba os poetas que farão parte da tertúlia pertencem aos quadros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. De Alagoas, deverão estar presentes cordelistas amplamente conhecidos como Jorge Calheiros, Maria José de Oliveira, mais conhecida como Mariquinha, e Demes Santana.

Como afirmou o poeta Carlos Drummond Andrade: “A poesia de cordel é uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, do senso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro”. Os cordelistas da Academia de Cordel deverão aproveitar a oportunidade para debater temas comuns, a exemplo das dificuldades que existem para produzir e difundir literatura de cordel em Alagoas e na Paraíba.

O presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Sander Lee, disse que já está elaborando projeto contendo resumo das atividades a serem desenvolvidas, número de participantes, despesas com hospedagem e transporte e outros detalhes para a organização do evento.